Entrar | Registo

Agenda

Guelra, por Carlota Lagido [dança] | gnration

Sexta, 21 Julho

O gnration, em parceria com a Arte Total, apresenta Guelra, uma residência artísta na área da dança, com apresentação final do resultado, que neste terceiro tomo contará com Carlota Lagido.

GUELRA
Jungle red ou DER ELGNUJ, um argumento ornitológico
por Carlota Lagido

Guelra – Laboratório de Transcriação Coreográfica, é um laboratório transdisciplinar desenvolvido pela Arte Total desde 2012. Funciona como residência artística que culmina com uma apresentação pública final.

Jungle Red é um paraíso distópico onde tudo se passa.
Jungle Red é uma experiência prévia de um projeto futuro. Apoiando-se no universo literário de Jorge Luís Borges as temáticas desta peça abordam universos utópicos e distópicos. Jungle Red, é um pássaro mítico do paraíso, de aspeto meio humano meio animal, macho e fêmea, conhecido pelos seus poderes mágicos que originavam visões de mundos utópicos ou distópicos. Segundo consta, olhar para ele tanto podia correr bem como correr muito mal, dependia sempre do estado emocional de quem olhava e era usado como uma droga alucinogénia. O que se julga ser o último exemplar foi descoberto mumificado em excelente estado de conservação numa escavação arqueológica em 1999, pelo alemão Dr. Joahan Elgnuj (que deu nome à espécie) juntamente com um manuscrito onde se podia ler a história da sua existência até então desconhecida.
“Argumentum Ornithologicum
Fecho os olhos e vejo um bando de pássaros. A visão dura um segundo, talvez menos; não sei quantos pássaros vi. Era definido ou indefinido seu número? O problema envolve o da existência de Deus. Se Deus existe, o número é definido, porque Deus sabe quantos pássaros vi. Se Deus não existe, o número é indefinido, porque ninguém conseguiu fazer a conta. Neste caso, vi menos de dez pássaros (digamos) e mais de um, mas não vi nove, oito, sete, seis, cinco, quatro, três ou dois pássaros. Vi um número entre dez e um, que não é nove, oito, sete, seis, cinco, etecetera. Esse número inteiro é inconcebível; ergo, Deus existe.” - Jorge Luís Borges, 1960.
Carlota Lagido é bailarina, coreógrafa, figurinista e professora. O seu trabalho como coreógrafa tem características multidisciplinares. Aborda temáticas relativas a questões de identidade, o corpo que falha, e contextos autobiográficos. Destaca notforgetnotforgive e 50 toneladas como as suas criações de referência.

ENG
Carlota Lagido is dancer, choreographer, costume designer. Her work as a performer and choreographer has multidisciplinary characteristics. Carlota develops, in multiple supports, research on issues related to identity issues and autobiographical contexts.

ficha técnica
direção artística do projeto Guelra - Cristina Mendanha
conceção do projeto Jungle Red - Carlota Lagido
produção projeto Guelra- Arte Total

A Arte Total é apoiada pelo Ministério da Cultura, através do programa de apoio quadrienal da DGArtes.
parceiro
Arte Total

Bilhetes em https://gnration.bol.pt/, balcão gnration e locais habituais.

Quando?

Sexta, 21 Julho de 2017
Das21:30às23:00

Onde?

Praça Conde de Agrolongo, º123
4700-312 Braga

Mais Info

253142200