Noite Branca by Braga Cool | Braga Cool
Entrar | Registo

Blog

BragaCool_Blog_Noite Branca by Braga Cool

Noite Branca by Braga Cool

A Noite Branca é um dos eventos mais badalados da cidade de Braga e recebe milhares de turistas todos os anos desde que apresentou a sua primeira edição em 2012. Em 2016, a Noite Branca regressa em formato XL: serão 48h de atividades para os mais novos, visitas especiais, concertos, convívio, exposições e muita animação.

E porque queremos que viva intensamente o evento e a cidade, criámos um artigo que, com certeza, o ajudará a construir memórias felizes na cidade que se veste de branco durante o primeiro fim de semana de Setembro. Para uma experiência ainda mais completa, sugerimos que faça o download da aplicação do Braga Cool - as suas duas principais funcionalidades (Roteiro e Aqui Perto) ajudá-lo-ão a descobrir o melhor que a cidade tem para lhe oferecer.

COMO CHEGAR
Uma vez que este é um evento que se realiza no centro histórico da cidade e que reúne milhares de pessoas, o nosso primeiro conselho é simples: utilize os transportes públicos, especialmente durante a noite e de madrugada. Evitará filas e chatices e chegará atempadamente a todos os concertos e atividades.

A TUB terá rotas especiais com horários alargados durante este fim de semana, pelo que não há necessidade de se enervar nas filas de trânsito. Se não vive na cidade, poderá deixar o carro num dos parques de estacionamento indicados no website da TUB e fazer o percurso de ida e volta até ao centro da cidade por apenas 1€. O tempo médio de espera pelo autocarro entre as 19h e as 05h é de aproximadamente 5 minutos.

Se vem para o evento de comboio, também terá direito a uma tarifa especial. A CP tem descontos especiais para quem pretende visitar Braga no primeiro fim de semana de Setembro: 25% de desconto para jovens até aos 25 anos de idade; e bilhetes promocionais com o custo de 2€ (ida e volta) nos comboios urbanos do Porto com destino à Estação de Braga para viagens efetuadas entre os dias 2 e 4 de Setembro. A estação de comboios de Braga fica a cerca de 900 metros do centro histórico da cidade, por isso, não precisará de utilizar outros transportes para chegar ao evento.

ONDE FICAR
Para aproveitar tudo o que a Noite Branca e a cidade têm para lhe oferecer, escolha um espaço cool para dormir. Para não perder nenhum momento deste fim de semana especial, mas privilegiando a privacidade e o conforto aliados à simpatia de quem o recebe na cidade dos arcebispos, escolha a Tea4Nine, uma guesthouse delicada e bem localizada, que lhe proporcionará o descanso que precisa depois de tantas atividades. Se procura um alojamento mais em conta, ideal para conviver com pessoas de todo o mundo mas sem perder a localização privilegiada do centro da cidade, opte pelo Just Go Hostel. E se, por outro lado, pretende descansar longe da animação da Noite Branca, num hotel de excelência e numa das zonas mais bonitas e emblemáticas da cidade – o Bom Jesus – opte pelo Hotel do Parque, recentemente remodelado. Está garantida uma estadia confortável e elegante.

O QUE VER, O QUE FAZER E O QUE VISITAR
Neste fim de semana em branco, divida o seu tempo entre museus, monumentos, galerias, praças e jardins – temos a certeza que todos os momentos serão especiais e criados à sua medida. Na maior Noite Branca da Europa poderá ouvir excelentes concertos, ver instalações e performances inovadoras, visitar os museus de dia ou de noite, fazer uma das muitas atividades preparadas para toda a família e passear pelo centro histórico observando as dezenas de eventos que irão animar o seu primeiro fim de semana de Setembro.

Muitas ruas e espaços terão animação – teatros, exposições, DJs, festas temáticas em alguns estabelecimentos (...) – e os mais diversos museus e monumentos terão atividades especiais nos dias 2, 3 e 4 de Setembro. Pelas ruas da cidade, durante todo o fim de semana, conheça os Turistas Loucos e o Tosta Mista: o Malabarista (animação de rua), descubra as instalações de luz, som e tecidos espalhados pelo centro histórico de Braga e, no sábado, entre as 10h e as 18h, passe pela Avenida da Liberdade e descubra bons achados no BUM – Braga Urban Market.

A Noite Branca 2016 terá dois palcos: o Palco Principal – na Praça do Município – e o Palco gnration – na Avenida Central. Na sexta-feira, no Palco Principal, poderá assistir aos concertos de Carminho (21h30), de Miguel Araújo (23h00) e dos DJs Rádio Comercial: Nuno Luz e Catarina Miranda (00h30) enquanto que no Palco gnration, poderá dançar ao som de Boogarins (00h00) e Midnight (01h20). No sábado, o Palco Principal recebe os HMB (21h00), Jorge Palma e Sérgio Godinho (22h30) e The Gift (00h30); enquanto que o Palco gnration traz-nos os concertos de Linda Martini (00h00), Branko (01h20) e Matias Aguayo (03h00). Às 19h30 de sábado, haverá ainda um concerto de sinos no centro histórico de Braga. O Theatro Circo terá ainda um programa diversificado – destacamos os espectáculos “The Legendary Tigerman – DJ Set” e “Marble”.

O Museu D. Diogo de Sousa terá atividades para os mais novos e respetivas famílias, incluindo uma visita gratuita ao laboratório de restauros (sábado das 15h às 16h); o Museu Nogueira da Silva terá entrada gratuita durante a noite (das 18h às 22h); assim como o Museu Pio XII durante a tarde e noite de ambos os dias (sexta-feira e sábado das 14h00 às 24h00, com visitas guiadas – limitadas a 20 pessoas por visita – em algumas horas). No sábado, o Museu dos Biscainhos estará aberto com entrada livre nos seus maravilhosos jardins e o Mosteiro de Tibães estará aberto num horário alargado para visitas gratuitas (das 9h às 24h00), dois espectáculos de marionetas (às 11h e às 16h) e uma visita noturna ao mosteiro desconhecido (às 21h30).

Para os mais pequeninos, haverá ainda contos e teatros infantis, workshops e brincadeiras espalhadas pelos diversos pontos da cidade durante o dia. As atividades permanentes estarão na Avenida da Liberdade (Mahjong), no Largo Barão de São Martinho (Braga por um canudo), no Largo do Pópulo (Phonopentatube), no Largo do Paço/Rua do Castelo (Anamorfose) e nas Ruas do Centro Histórico (Linha-Branco).

ONDE COMER
Para além dos vários restaurantes onde pode apreciar uma excelente refeição com pratos mais ou menos típicos, o evento Noite Branca 2016 disponibiliza aos seus participantes uma praça da alimentação. Perto do Palco Principal, na Praça do Pópulo, haverá um espaço exclusivamente dedicado a Street Food.

Se preferir o conforto de um restaurante do centro histórico, escolha o Bira dos Namorados, com os seus deliciosos hambúrgueres e pregos e a sua decoração rústica dedicada ao Minho. Se procura uma refeição mais tradicional, numa homenagem à gastronomia minhota, jante no Restaurante Félix Taberna. E se, por outro lado, quiser fazer uma viagem até à Tailândia ou Itália sem sair da cidade dos arcebispos, opte pelo Lakkana ou pelo La Piola, respetivamente. Seja qual for a sua escolha, acreditamos que o espaço lhe irá proporcionará uma experiência inesquecível.

A Noite Branca 2016 promete ser um evento eufórico, divertido, indicado para pessoas de todas as idades. Nos dias 2, 3 e 4 de Setembro, descubra o lado cool da cidade que se veste de branco!
Para mais informações, consulte o programa oficial da Noite Branca 2016 AQUI.

#BRAGACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool