Entrar | Registo

Comprar

O Pudim Abade Priscos da Tia Bina

O melhor pudim de Braga

Braga é uma cidade com grandes atrativos e um deles é a doçaria tradicional. Muitos são os doces conventuais típicos da cidade, mas o ex-líbris é o Pudim Abade de Priscos.

Esta receita advém do Abade Manuel Joaquim Rebelo, e chama-se Pudim Abade de Priscos por este ter sido abade na freguesia de Priscos em Braga no século XIX.

E foi exatamente em Priscos que encontramos Albina, a quem preferimos chamar Tia Bina, pela hospitalidade com que nos recebeu em sua casa, onde confecionou o pudim enquanto nos contava histórias sobre o famoso Abade, que era muito conhecido pelos seus dotes culinários, sendo chamado para cozinhar para a família real sempre que esta visitava a região Norte.

Desses banquetes que cozinhava para o Rei, conta-se que um dia o Abade ter-se-á dedicado a triturar um feixe de palha para obter um polme muito fino, que usou depois em recheios e molhos numa refeição confecionada especialmente para D. Luís. No final, o rei agradado, mandou chamar o Padre Manuel Rebelo, felicitou-o e quis saber de que eram feitos determinados pratos de sabor delicioso, ao que o Abade respondeu:

“- Era palha, Real Senhor!” D. Luís muito admirado questionou: “ - Palha? Então dá palha ao rei!?” O Abade baixou a cabeça e com um sorriso malicioso esclareceu: - “Perdoai, Real Senhor! Mas... Todos comem palha: a questão é saber prepará-la."

Durante a divertida conversa, também nos mostrou recortes de documentos antigos e a receita original do pudim que lhe foi passada, revelando que nem sempre lhe correu bem a confeção: foi com o tempo e com a interpretação da receita que a foi aperfeiçoando, pois, como dizia o Abade “o pudim é facílimo de fazer, mas difícil de acertar". Porém, a Tia Bina acerta sempre em cheio, tendo já ganho 2 vezes a condecoração do melhor Pudim Abade de Priscos.

Caso queira experimentar este pudim dos deuses, pode encomendar um pudim à Tia Bina através do seguinte número: 913 063 114.

Horário