Entrar | Registo

Comprar , Visitar

Bananeiro

uma banana e um copo de moscatel, por favor

Está a chegar mais um Natal e com ele o tão esperado encontro de amigos e familiares na famosa rua do Souto, mais precisamente na loja “Bananeiro”.

A ida ao “Bananeiro”, horas antes da consoada, é uma das tradições mais seguidas pelos Bracarenses. Tudo começou há mais de três décadas na loja Casa das Bananas. Nessa época o estabelecimento pertencente a Manuel Rio, era apenas um armazém de bananas, que para atrair mais clientes, montou um pequeno balcão onde se bebia o vinho moscatel ; e quando o cliente pedia algo para confortar o estômago, o proprietário apresentava-lhe uma banana da casa.

Mas esta combinação invulgar ganhou mais força com a pequena tradição que os antigos colegas de liceu do filho do proprietário, Jorge Rio, conhecido na cidade como o “bananeiro”, criaram ao se juntarem pela altura do Natal, na Casa das Bananas, para brindarem com um cálice de moscatel acompanhado de uma banana.

Sem se aperceberem, de repente, o que era um convívio de um grupo restrito de amigos e clientes, passou ano após ano, a ser um ponto de encontro de todos os bracarenses, ricos ou pobres, novos ou velhos, homens ou mulheres.

Nos dias de hoje a Rua do Souto é inundada por milhares de pessoas. Todos vão até ao “Bananeiro” brindar o Natal com familiares e amigos. Há histórias de amigos de longa data que apenas se encontram uma vez por ano no “Bananeiro”.

Portanto, já sabe, dia 24 de dezembro, das 16h às 20h vá até ao “Bananeiro” brindar com um cálice de moscatel de Setúbal, acompanhado de uma banana, e desejar um Bom Natal aos seus familiaraes, amigos e aqueles que já não vê há algum tempo.

Bom Natal!

Horário

Seg - Sab: 09:30 - 13:00, 15:00 - 19:00 | Dom: 10:00 - 13:00 | 24 Dez abertos até às 20:30 | Encerrado: 1 Jan e 25 Dez / Domingo de Páscoa, 25 Abr, 1 Mai, 10 Jun, 24 Jun, 15 Ago e 8 Dez (encerra à tarde)