Entrar | Registo

Visitar

braga_cool_visitar_bom_jesus

Bom Jesus do Monte

Veja Braga por um canudo!

O Bom Jesus é um ponto turístico de renome e é também um espaço feliz na memória dos bracarenses. Para uma visita ainda mais entusiasmante, utilize o elevador – movido a água – para chegar à zona da igreja. Para além de ter sido o primeiro funicular construído na Península Ibérica, este elevador que atravessa o monte é agora, no mundo inteiro, o mais antigo em serviço a utilizar este sistema de contrapeso de água.

Quando chegar ao topo, encante-se com a vista sobre a cidade e, depois de apreciar os detalhes da decoração rica da igreja, não deixe de explorar todo o ambiente onde está inserido o Santuário. Conhece a expressão “ver Braga por um canudo”? O “canudo” – que é, na verdade, um monóculo – está no Bom Jesus e proporciona-lhe uma vista ainda mais detalhada sobre Braga.

Encontre o senhor do cavalinho onde ainda hoje se tiram as fotografias a preto e branco com a ajuda de uma máquina de outros tempos, explore a gruta, atire uma moeda para a água e peça um desejo, ande de barco a remos no lago (e, ao passar por baixo da ponte, não se pendure – muita gente caiu à água graças a tal brincadeira!), faça um passeio de charrete ou opte por um piquenique no parque de merendas.

O Bom Jesus do Monte é um espaço religioso, mas é também um lugar romântico e de convívio, onde os bracarenses praticam desporto e aproveitam os dias de sol. A natureza é privilegiada e protegida com carinho e a sua passagem por Braga não estará completa sem uma visita a esta zona tão popular entre bracarenses e turistas.

Dica Cool: Se for mais aventureiro, utilize o elevador apenas para descer. Suba pelos escadórios e aprecie as fontes e capelas que vão aparecendo pelo caminho, sintonizando-se perfeitamente com a natureza envolvente.

Horário