Entrar | Registo

Visitar

Capela Árvore da Vida

ArchDaily 2011 edifício religioso com a melhor arquitetura

No interior do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo, em Braga, encontra-se a capela Árvore da Vida, vencedora do prémio ArchDaily 2011 para edifício religioso com a melhor arquitetura. Esta é uma obra que vale a pena visitar, não só pelo aspeto arquitetónico, mas também pelo místico.

Assinada pelos Cerejeira Fontes Arquitetos, contou com a colaboração do escultor Asbjörn Andresen. Os poucos, mas importantíssimos, adereços da capela ficaram a cargo da pintora Ilda David, e também de alguns artesões de Barcelos. A capela surgiu da necessidade de existir um espaço para a prática da eucaristia por parte dos seminaristas.

Durante 6 anos os seminaristas, em conjunto com o Padre Joaquim Félix, professor da faculdade de Teologia de Braga, fizeram um trabalho de pesquisa e estudo de forma a projetar na capela a palavra de Deus. Depois da informação toda recolhida e de algumas visitas a bons exemplos de arquitetura religiosa, entregaram essa informação e missão aos arquitetos Cerejeira Fontes, que durante um ano a interpretaram, construindo o conceito que viria a dar vida à capela: uma floresta. Todo ele visa representar de uma forma extremamente simples, a liturgia.

A sua simplicidade, que oculta a complexidade da liturgia, é o grande destaque. Construída em madeira, foram necessárias cerca de 20 toneladas de madeira. Nada foi pregado nem há dobradiças, tudo foi encaixado. As traves de madeira encaixadas criam um jogo de luz e sombras deslumbrante, especiacialmente no final do dia.

A capela possui um sublime sentido que só compreenderá integralmente se a visitar. Como se trata de um espaço privado, as visitas só acontecem às sextas-feiras das 17h às 18h.
Porque não terminar o final de uma semana com uma encantadora surpresa?

Horário

Sex: 17:00 - 18:00