Entrar | Registo

Visitar

Estádio Municipal

o estádio Cool de Braga

Se gosta de futebol provavelmente já o conhece, se está atento à atualidade também, se é apaixonado por arquitetura ainda mais. O estádio municipal é uma das obras mais notáveis criada pelo arquiteto bracarense Eduardo Souto Moura, vencedor do pritzker 2011, o “prémio Nobel da Aqruitetura”.

Atualmente é utilizado pelo Sporting Clube de Braga, mas foi construído para o Euro 2004. Preparado para receber 30.286 pessoas, demorou três anos a ser construído.
Considerado um dos estádios mais belos e originais do mundo, já mereceu uma referência por parte do Financial Times e até elogios pelo Presidente dos Estados Unidos - Barack Obama, na cerimónia de entrega do Prémio Pritzker. Também já foi galardoado com o Prémio Secil em duas categorias: arquitetura e engenharia civil, em 2004 e 2005, respetivamente.
Esta obra assinada por Souto Moura e pelo Engeneiro Rui Furtado destaca-se pela sua estrutura singular para um estádio, que foi idealizado como um palco de espetáculos à semelhança de um teatro antigo, bem como pela paisagem envolvente. Construído no rochoso Monte Castro, foram necessários dois anos para retirar o granito, que viria a ser aproveitado para fazer o betão utilizado na sua construção.
As bancadas apenas laterais também o tornam singular, bem como a vista dos topos: de um lado um vale, e do outro a imponente pedreira. A bancada nascente é direcionada para uma alameda, enquanto a bancada poente nasce na pedreira criando, na parte interior da bancada, um jogo de luz natural fascinante.
A sua cobertura, única no mundo, é suportada por uma estrutura de cabos de aço, que atravessam o campo inteiro permitindo assim ao relvado receber uma iluminação natural.
É de facto uma obra fascinante que tem sido visitada por pessoas de todo o mundo, que se encantam e emocionam com a sua imponência.
Um estádio que vale a pena visitar em dias de jogos, para apoiar o Sporting Clube de Braga, e em visita guiada conhecendo-o de uma forma mais profunda; visitando o memorial, o balneário, o relvado, o piso 6, a área VIP e a sala de imprensa.

Horário

Visitas: Seg - Sex: 10:30 e 15:30 | Sab: mediante marcação prévia e com um grupo mínimo de 10 pessoas | Encerrado: Dom, 1 Jan, 25 Abr, 1 Mai, 10 Jun, 24 Jun, 15 Ago, 8 Dez, 25 Dez e dias de jogo