Entrar | Registo

Visitar

Mosteiro e jardins de São Martinho de Tibães

descubra outros tempos

Abra as portas da sua visão com encantadores momentos passados neste local. O Mosteiro de Tibães é mais do que uma visita a um antigo Mosteiro, é um visitar do passado, é um visitar ao presente, e um desejar voltar lá num futuro. Os jardins são um momento de união com a natureza, e tudo que os compõe faz parte de um percurso que não deve deixar de fazer. Sentirá reminiscências de um passado casto, mas cheio de opulência, um orgulho de quem concebeu uma envolvência peculiar, onde uma capela vale a subida de uma escadaria repleta de fontes e montes, e onde um lago é ladeado de árvores centenárias, sendo uma delas a maior da sua espécie em Portugal.

O Mosteiro é acompanhado de uma igreja estilo rococó, que nos surpreende com o seu ouro de 24K a cobrir grande parte desta. Por muito que goste ou desgoste do estilo, há sempre um “uau” interior, que nos acompanha na visita. Mas, depois de visitarem a igreja, não deixem de passar pela sacristia onde espelhos da antiga boémia prevalecem, e um chão adornado com mármore e rodeado de belos armários, deixa qualquer visitante maravilhado. Para além da história de monges que aqui viveram, percebe-se que vários mestres da arquitetura fizeram parte da construção primordial e da sua atual reconstrução. Visite os corredores e depare-se com surpreendentes salas, algumas deixadas propositadamente com paredes que nos levam à sua edificação passada e à arte de mestres e artesãos que criaram este espaço à luz de técnicas inovadoras e que ainda hoje são usadas na arquitetura. Observe todos os locais: os tetos, as paredes, as janelas, o parco mobiliário e o ambiente casto que ainda impera, cada corredor e cada sala é uma surpresa. Visite o espaço sem pressas!

Para além da história e do ambiente natural, aqui encontrará também uma hospedaria com 9 quartos, um restaurante, e espaços para eventos. Se precisar de se refugiar num ambiente monástico, este será certamente o local certo em Braga.

O Mosteiro pode ser visitado todos os dias e tem à sua espera três visitas guiadas. A primeira é de manhã às 11h, as outras duas à tarde às 15h e às 16h30. No entanto pode sempre visitar livremente o Mosteiro.

O bilhete normal, que inclui a visita ao Mosteiro e aos seus jardins, tem um custo de 4€. Se quiser desfrutar apenas dos jardins o bilhete custa 1,50€. Para reformados e jovens, entre os 15 e os 25 anos, os bilhetes têm um desconto de 50% . O desconto vai até aos 60% para portadores do Cartão Jovem e Jovem Munícipe.

Com estas condições não há desculpas para não descobrir este espaço encantador de Braga.

Horário

Abr - Out: Ter - Dom: 10:00 - 19:00 | Nov - Mar: Ter - Dom: 10:00 - 18:00 | Encerrado: 1 Jan, Domingo de Páscoa, 1 Mai, 24 Jun e 25 Dez