Entrar | Registo

Visitar

Museu dos Biscaínhos

o diário de uma família nobre

O Museu dos Biscaínhos surgiu em 1978 e atualmente leva-nos numa viagem pelo quotidiano de uma família nobre setecentista no seu palácio.

Este palácio, do século XVIII, demonstra-nos a arquitetura da época. Uma arquitetura grandiosa, trabalhada, cuidada e sempre associada à funcionalidade.

De todos as zonas que visitamos destacamos três: A primeira é logo a entrada, pelo seu pavimento em pedra sulcada geometricamente colocada; a segunda é o salão nobre, a sala mais magnífica do palácio, onde a família fazia as suas receções e bailes (esta sala destaca-se pelo seu teto abobadado com uma pintura de Manuel Furtado Mendonça, um artista portuense, que também já fez uma intervenção no coro alto da Sé de Braga); por último, o ex-líbris do palácio, o majestoso jardim de um hectare de terreno, que apresenta vários pormenores muito interessantes. Destes pormenores destacam-se as Casas de Fresco, um espaço oco no tronco das japoneiras; o Pavilhão do Jardim, que é um espaço fechado que permite usufruir do jardim em dias de chuva; e ainda o mirante de contemplação do restante jardim.

Este jardim também apresenta um monumento natural, o Tulipeiro da Virgínia. Esta árvore é o maior exemplo e a mais velha árvore da sua tipologia em Portugal. Já vivenciou 300 primaveras! Nas quais fica estonteante com a cor de fogo que as suas flores lhe concedem.

O que muitos bracarenses não sabem é que podem contemplar e usufruir deste maravilhoso exemplo de jardim barroco de forma gratuita, dentro do horário de funcionamento do Museu. Basta dirigir-se à receção do Museu e informar que veio visitar o jardim. Este é o cenário perfeito para ler um livro, para um passeio romântico ou para um momento descontraído entre amigos, sentados numa manta no jardim.

Visite o Museu dos Biscaínhos para descobrir ainda mais curiosidades sobre uma família nobre e perceber como tudo existe com um propósito. Aqui perceberá de onde vem a expressão que muitas mães dizem aos seus filhos na hora do jantar “Meninos coloquem a mesa!”. Mas mais não contamos...

Horário

Ter - Dom: 10:00 - 12:30 , 14:00 - 17:30 | Encerrado: 1 Jan, Domingo de Páscoa, 1 Mai e 25 Dez