Entrar | Registo

Visitar

braga_cool_visitar_museu_pio_xii_05.jpg

Museu Pio XII

Um museu, uma história.

O Museu Pio XII foi fundado em 1957 pelo Cónego Luciano Afonso dos Santos, um curioso que durante vários anos se dedicou a escavações e que acabou por recolher material arqueológico que guardou na Domus de Santiago.

O Museu Pio XII, inaugurado em 05 de Dezembro de 2002, foca-se na Arqueologia e na Arte Sacra e conta a história da Humanidade desde que há registos, organizado cronologicamente pelas mais diversas épocas. E, na verdade, o museu está ainda dividido em três núcleos – o Museu Pio XII (exposição permanente e temporária), a Galeria Henrique Medina (uma galeria praticamente independente que reúne os trabalhos do famoso retratista de Esposende que lhe dá nome); e a Torre Medieval (que, tendo sido construída em 1372, pertencia à cintura medieval da cidade e que, graças aos seus 40 metros de altura, nos dá uma vista panorâmica sobre a cidade cuja história é contada ao longo dos cinco pisos da Torre) – que podem ser visitados individualmente ou como um todo (sendo que o preço é mais em conta se incluir os três espaços).

Em destaque no Museu Pio XII está o mosaico com motivos marinhos perfeitamente preservado (retirado do lago da Domus de Santiago, ao lado do museu), a maior coleção de machadinhos da Península Ibérica e o dolium romano.

A visita guiada ao Museu Pio XII, consoante marcação, é adaptada ao público e tem uma duração de aproximadamente 30 minutos.

Dica Cool: No hall de entrada do museu há, todos os meses, a “peça do mês”, que permite ao visitante conhecer peças que pertencem ao museu, mas que habitualmente não fazem parte da exposição permanente.

Horário

Ter - Dom: 9.30h - 12.30h I 14.30h - 18.00h