Entrar | Registo

Visitar

Termas Romanas do Alto da Cividade

Uma visita ao passado

Entre 1977 e 1999, a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho conduziu uma intervenção arqueológica no Alto da Cividade, em Braga, e lá foram encontradas umas ruínas que agora sabemos que correspondem às Termas Romanas que havia na cidade de Bracara Augusta nos inícios do século II.

As Termas Romanas do Alto da Cividade eram, na época, um espaço de convívio, de descontração, de relaxamento. Os romanos cuidavam de si e do seu corpo e neste espaço esses valores eram privilegiados através das diferentes salas frias e quentes e através da palestra – um espaço dedicado à prática de exercício físico.

Para que tenha uma percepção mais fidedigna do espaço, recomendamos que, antes de iniciar a visita, veja o vídeo que explica o funcionamento, a utilidade e a evolução do edifício das termas.

A norte do edifício termal foram encontrados também vestígios arqueológicos de um teatro romano da mesma época. Porém, este não pode ser visitado – ainda que possa ser visto da zona onde estão localizadas as ruínas das termas – e ainda não está totalmente escavado (os alunos da Licenciatura em Arqueologia da Universidade do Minho continuam esse trabalho).

Dica Cool: Antes de visitar as Termas Romanas do Alto da Cividade, tome o pequeno-almoço no Colinatrum, um café com uma esplanada muito cool. Se preferir, opte pelo brunch.

Horário

Ter - Sex: 9:00 - 13:00 - 14:00 - 18:00
Sab - Domingo e Feriados: 10:00 - 17:00

*Teatro - não visitável