Apresentação do livro Voltar a Ler de de António Carlos Cortez, edição Gradiva | Braga Cool
Entrar | Registo

Agenda

Apresentação do livro Voltar a Ler de de António Carlos Cortez, edição Gradiva

Apresentação do livro Voltar a Ler de de António Carlos Cortez, edição Gradiva
Apresentação do livro Voltar a Ler Alguma Crítica Reunida (Sobre Poesia, Educação e Outros Ensaios) de António Carlos Cortez, edição Gradiva.
Intervenções de Isabel Cristina Mateus, José Manuel Mendes, Carlos Mendes de Sousa e do Autor

Porque a literatura é um compósito complexo de signos que nega a ditadura do banal em que estamos imersos e, na sua expressão máxima, a poesia, se insurge contra as palavras gastas dum quotidiano asfixiante, eis porque ela é incompreendida, ou rechaçada para territórios periféricos ao debate político. Agitar as águas do real, essa é a suprema função da arte. Como a História comprova, a arte semeia a dúvida necessária em torno de novos absolutos, é ela o espinho que se crava fundo na certeza dos moralistas. É a dúvida e o princípio do incerto que mobiliza também este voltar a ler, pois foi sempre no gesto da releitura que se perceberam melhor certas ideias e caíram por terra certos preconceitos. Voltar a ler é abertura, compreensão, partilha.

Num livro sobre poesia portuguesa moderna e contemporânea, sobre ensaístas portugueses e temas relativos à educação e à cultura, António Carlos Cortez dirige-se a professores e pais, quer convocar alunos e investigadores, todos quantos não querem e não cedem aos tempos dos «burrocratas».

Um livro para voltar a ler.

ANTÓNIO CARLOS CORTEZ é poeta, crítico literário e professor de Português e de Literatura Portuguesa no Colégio Moderno, colaborador permanente do Jornal de Letras, onde assina a coluna «Palavra de Poesia», e das revistas Colóquio-Letras e Relâmpago. Publicou o primeiro livro de poesia em 1999 (Ritos de Passagem).

Destacam-se, da sua produção, A Sombra no Limite (Gótica, 2004), Depois de Dezembro (Licorne, 2010 – Prémio Sociedade Portuguesa de Autores em 2011), O Nome Negro (Relógio d’ Água, 2013), Animais Feridos (Dom Quixote, 2016) e a antologia A Dor Concreta (Tinta-da-China, 2016), Prémio Teixeira de Pascoaes – Associação Portuguesa de Escritores/2018.

Foi consultor do Plano Nacional de Leitura entre 2010 e 2016.

Prémio Sociedade Portuguesa de Autores / 2011
Prémio Teixeira de Pascoaes – Associação Portuguesa de Escritores / 2018

Quando?

Quinta, 16 Maio de 2019
Das18:30às20:00

Onde?

Avenida Central, 118-120
4710-229 Braga

Mais Info

253267647