10 Curiosidades sobre Braga | Braga Cool
Entrar | Registo

Blog

BragaCool_Blog_10 Curiosidades sobre Braga

10 Curiosidades sobre Braga

Sabia que Braga foi considerada a cidade mais feliz de Portugal e que é, também uma das melhores cidades da Europa para se viver? Braga tem vindo a ganhar um enorme destaque ao longo dos anos por ser uma cidade tão rica e especial. Neste artigo vamos partilhar consigo algumas curiosidades sobre esta nossa cidade com mais de 2000 anos de história.

 

Braga é a cidade mais antiga de Portugal

Braga possui uma história bimilenar que se iniciou na Roma Antiga, quando foi fundada em 16 a.C. Foi apelidada de Bracara Augusta em homenagem ao imperador romano Augusto e foi uma das cidades mais importantes da época.

Para reviver essa parte da história, em Braga acontece anualmente um evento que nos remete para o passado. Chama-se ‘’Braga Romana’’ e realiza-se no final do mês de Maio. Durante 5 dias, os bracarenses vestem-se a rigor e a cidade reúne eventos, desfiles, demonstrações e as famosas barraquinhas com produtos artesanais e comidas que remontam à época.

O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e as Termas Romanas do Alto da Cividade são apenas dois dos espaços onde poderá encontrar vestígios romanos da época e ficar a conhecer melhor a história da cidade.

 

Braga é uma cidade jovem

Apesar de ser a cidade mais antiga de Portugal, Braga contém uma percentagem elevada de jovens, tendo sido nomeada Capital Europeia da Juventude em 2012 e, em 2016, Capital Ibero-Americana da Juventude.

Atualmente, Braga continua a destacar-se nesse quesito e, contendo três institutos de ensino superior, Braga é uma cidade dinâmica e juvenil.

 

Braga é considerada a ‘’cidade do barroco’’ e o centro de religiosidade em Portugal

Braga possui um vasto leque de edifícios monumentais, assim como casas que remontam à época barroca - só no centro histórico existem mais de 100 edifícios que representam este mesmo estilo. A nível religioso, entre barroco e outros estilos arquitetónicos, Braga contém um património riquíssimo e possui um total de oitenta e duas igrejas, setenta e seis capelas, dois santuários, uma basílica e uma catedral, a Sé Catedral de Braga, que é a mais antiga de Portugal e que deu origem à muito utilizada expressão ‘’mais velho que a Sé de Braga’’.

 

Braga organiza a maior Noite Branca da Europa

Em Braga celebra-se, no final do verão, uma grande festa - a Noite Branca. Esta é a maior “Noite Branca” da Europa e, como o próprio nome indica, a cidade é decorada com elementos brancos e a população sai às ruas vestida com a mesma cor.

A programação inclui várias atividades culturais e à noite a população bracarense reúne-se, convivendo no centro da cidade para assistir a concertos e dançar. Em 2018, foram mais de 500 mil pessoas que se juntaram à festa!

 

No Bom Jesus do Monte encontra-se um elevador muito peculiar

Sem dúvida que o Bom Jesus do Monte é um dos lugares mais emblemáticos da cidade, não só por motivos religiosos mas também pela vista panorâmica maravilhosa que proporciona e pelos passeios que por aqui se fazem, em contacto com a Natureza.

Porém, o seu elemento mais invulgar é o elevador que aqui foi colocado. É no Bom Jesus que se encontra o primeiro funicular da Península Ibérica – este é o elevador mais antigo do mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água, no qual se pode experienciar em três minutos, uma pequena ‘’viagem’’ até ao Santuário. Se não desejar subir os escadórios, esta é a melhor alternativa para lá chegar!

 

O famoso Pudim Abade de Priscos é de Braga

Uma das sobremesas mais conhecidas e deliciosas do país é o pudim inventado por Manuel Joaquim Rebelo, conhecido por Abade de Priscos. Este abade católico ganhou destaque na gastronomia portuguesa pelo seu talento na cozinha e, sendo bracarense, a sua receita mais conhecida ficou associada à cidade.

 

O Arco da Porta Nova deu origem à famosa expressão ‘’És de Braga?’’

Um dos locais mais simbólicos da cidade de Braga é o Arco da Porta Nova - a porta da cidade na altura em que foi construída uma muralha a envolvê-la. Foi o arcebispo D. Diogo de Sousa que no início do séc. XVI, numa altura em que a cidade já não corria perigo de invasão, mandou abrir a porta da cidade e, assim, os bracarenses ficaram conhecidos por “deixarem a porta aberta’’, o que explica a popular expressão quando alguém não fecha a porta.

 

Em 2018, Braga recebeu o título de Cidade Europeia do Desporto

Mais um título que distingue a cidade de Braga, desta vez relativo ao desporto. Foi em Bruxelas que, com mais de 300 mil espectadores, a cidade foi reconhecida por todo o seu dinamismo e incentivo à prática desportiva, com uma forte promoção na divulgação de atividades desportivas junto da população bracarense.

 

O São João de Braga é uma das festas populares mais badaladas do país

Uma outra festa portuguesa no coração da cidade. O São João de Braga é uma das festas populares mais conhecidas de Portugal e realiza-se, precisamente, na época das festividades dos Santos Populares que se encontram um pouco por todo o país. Faz parte da tradição comer sardinhas assadas e ir até à rua com martelos (de plástico!) e alho-porro, dando marteladas em quem vai passando. Esta data, protagonizada também pelo manjerico, é celebrada entre amigos e familiares, prolongando a animação pela noite dentro.

 

Em Braga, o Natal festeja-se com bananas e moscatel

A Casa das Bananas, localizada na Rua de Souto, é o estabelecimento onde os bracarenses se dirigem para passar um momento entre amigos antes da Ceia de Natal, a 24 de dezembro. O “Bananeiro”, como é apelidada esta tradição, começou num grupo restrito de amigos que se juntavam aqui antes da Ceia de Natal, mas rapidamente acabou por envolver a cidade inteira. A tradição manda comer uma banana e beber um copo de moscatel enquanto se deseja um bom Natal aos amigos e conhecidos.

#BRAGACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool