8 Curiosidades sobre a Sé Catedral de Braga | Braga Cool
Entrar | Registo

Blog

BragaCool_Blog_8 Curiosidades sobre a Sé Catedral de Braga

8 Curiosidades sobre a Sé Catedral de Braga

A Sé Catedral de Braga é um dos monumentos mais famosos da Cidade dos Arcebispos, graças à sua beleza e ao seu esplendor absolutamente incomparáveis. Neste artigo, mostramos 8 curiosidades que o farão ter vontade de conhecer mais de perto este ícone da História, não só de Braga mas também do País. Será que já as conhece todas?

Um templo romano por detrás da Catedral | A Sé Catedral, tal como a conhecemos nos nossos dias, foi projetada pelo bispo D. Pedro no final do séc. XI, e acredita-se que tenha sido construída num local onde estava situado um templo romano dedicado à deusa Ísis, existindo nas paredes exteriores uma pedra votiva com essa indicação.

A Catedral é mais antiga do que Portugal | Os documentos mais antigos que comprovam a existência da Sé de Braga datam do ano 400, ano em que ocorreu o Concílio de Toledo e no qual já é atribuído o estatuto de arcebispado à, então, Bracara Augusta, ultrapassando por isso a fundação da Nacionalidade em longevidade.

Os pais do primeiro rei de Portugal estão sepultados na Sé de Braga | Os túmulos de D. Henrique de Borgonha, último conde do Condado Portucalense, e de D. Teresa de Leão, pais de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, encontram-se na Capela dos Reis, uma das 5 capelas do complexo.

O Tesouro-Museu da Sé de Braga contém relíquias de valor incomensurável | O Tesouro-Museu foi criado em 1930, devido ao espólio alargado de objetos de grande valor que foram acumulados ao longo de séculos. Entre eles está a cruz que foi usada na primeira missa realizada no Brasil, transportada na frota de Pedro Álvares Cabral.

A Catedral alberga vários estilos arquitetónicos | Devido à sua data de construção, a Sé de Braga foi alvo de sucessivas renovações, daí que seja possível observar um conjunto vasto de estilos artísticos: românico, gótico e barroco.

A Sé de Braga foi alargada ao longo dos séculos | No projeto inicial da Sé de Braga constava a construção de cinco naves, que posteriormente foram reduzidas para três. Contudo, a Sé de Braga sofreu alargamentos sucessivos com a construção de cinco capelas, dois claustros, um Galilé, uma cabeceira e uma sacristia.

Um dos órgãos da Sé de Braga possui 2400 tubos | A Sé de Braga contém, no seu interior, dois órgãos e um deles possui 2400 tubos, alguns mergulhados em água, que produzem um som idêntico ao cantar dos rouxinóis. Ambos os órgãos foram construídos em 1738 pelo Frei Simon Fontanes com a colaboração de Marceliano de Araújo.

Os nomes de todos os arcebispos constam na Capela da Nossa Senhora da Piedade | É possível encontrar registados nesta Capela, conhecida como Sala dos Arcebispos, inscrições dos nomes de todos os arcebispos de Braga que já exerceram o cargo. A lista engloba nomes desde o ano de 45, representado pelo nome do bispo S. Pedro de Rates, até Eurico Dias Nogueira, falecido em 2014.

#BRAGACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool