Braga Media Arts | Braga Cool
Entrar | Registo

Blog

BragaCool_Blog_Braga Media Arts

Braga Media Arts

Braga foi selecionada como Cidade Criativa da UNESCO no domínio das Media Arts!

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) foi criada em 2004 para fortalecer a cooperação entre cidades que consideram que a criatividade é um fator estratégico de desenvolvimento urbano sustentável com impacto social, cultural e económico. Esta iniciativa tem como principal objetivo colocar a Cultura no centro do planeamento estratégico das cidades, enquanto promove, simultaneamente, uma colaboração ativa entre todas as cidades-membro da rede (que atualmente conta com 180 cidades de 72 países diferentes, em sete domínios criativos: Artesanato, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Música e Media Arts).

No final do século XX, Braga soube reinventar-se e criar um cluster tecnológico que abriu caminho a uma nova era de empresas de tecnologia, estúdios de comunicação digital, laboratórios e centros de investigação na área da robótica, jogos, multimédia e media arts. Esta foi a primeira prova de que Braga se preocupa com o futuro, a evolução e a adaptação ao digital.

Ao mesmo tempo, os eventos culturais começaram a ter o seu lugar na Cidade dos Arcebispos e a fazerem cruzamentos com o uso das tecnologias. Hoje, Braga continua este caminho de inovação com uma revigorante energia criativa. Um conjunto cada vez maior de agentes culturais trabalham na intersecção entre arte, ciência e tecnologia, expandindo os limites da cidade para um plano internacional.

Há muitas definições de Media Arts. Braga partiu do conceito de Media Arts enquanto integração das novas tecnologias na prática artística e criativa - bem como no intercâmbio e na inovação social - para realizar a sua candidatura. A premissa baseava-se em incluir disciplinas como os videojogos, a animação digital, a arte digital e interativa, a arte sonora, o cinema e o vídeo digital, a televisão digital e o uso de tecnologia nas artes performativas. As Media Arts têm a capacidade de desafiar, questionar e distorcer o real. Conseguem cruzar fronteiras artísticas, sociais e culturais, gerando inovação através desse processo... e a UNESCO valorizou isso ao seleccionar Braga como Cidade Criativa!

Entre exposições, festivais, workshops, projetos educativos, residências artísticas, conferências e outros eventos culturais, Braga tem muito para oferecer e promete continuar a divulgar o que de melhor se cria quando a Cultura e a Tecnologia se unem.

Para mais informação sobre os eventos: http://www.bragamediaarts.com/pt/agenda/

#BRAGACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool