Maotik inaugura 2019 na galeria INL | Braga Cool
Entrar | Registo

Blog

BragaCool_Blog_Maotik inaugura 2019 na galeria INL

Maotik inaugura 2019 na galeria INL

Mathieu Le Sourd, artista digital francês, que se apresenta como Maotik, é o novo convidado do programa que alia arte e nanotecnologia. Maotik foca o seu trabalho na criação de ambientes multimédia imersivos e visuais generativos e tem-se apresentado em diversos festivais um pouco por todo o mundo.

Sempre na procura de novos desafios, Mathieu Le Sourd desenha as suas próprias ferramentas, gera animações a partir de algoritmos e cria mundos 3D para transformar a perceção do espaço. Entre as habituais colaborações encontram-se músicos, artistas sonoros e cientistas, colaborações estas que procuram dar continuidade à sua investigação sobre a relação entre arte, ciência e tecnologia. É a partir deste padrão de investigação que surge o convite a Le Sourd para integrar o programa Scale Travels. Em novembro de 2018, o artista francês esteve em Braga para uma residência artística no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, onde manteve contacto direto com os diferentes de grupos de investigadores. Da residência artística, resultará Wavelenghts of Light, um novo trabalho que terá a sua estreia mundial esta sexta-feira e marcará o arranque de mais um ciclo de instalações na galeria INL.

Em Wavelenghts of Light, Maotik expõe uma série de instalações audiovisuais interativas focadas na razão pela qual as frequências de vibração definem a maneira como percebemos as coisas. Os olhos humanos estão limitados à luz visível, tal como os nossos ouvidos estão para algumas frequências mas, como defendido pelos cientistas, tudo no universo se move e vibra, e tudo ao nosso redor vibra de uma frequência para outra.

Para esta instalação, o artista francês construiu dispositivos interativos e criou conteúdo generativo que demonstrará que tudo está vivo ao nosso redor. Com o trabalho apresentando, Maotik pretende que o público se coloque na pele de um cientista em laboratório.

A instalação inaugurará esta sexta-feira, pelas 21h30, noite em que o gnration receberá o artista digital canadiano Lucas Paris no ciclo de performance audiovisual Binário, e estará disponível até 8 de junho. A entrada é gratuita.

*Fotografia cedida pelo gnration.

#BRAGACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool