Noite Branca 2018 | Braga Cool
Entrar | Registo

Blog

BragaCool_Blog_Noite Branca 2018

Noite Branca 2018

A maior Noite Branca da Europa está quase aí! A sétima edição da Noite Branca de Braga vai acontecer de 31 agosto a 2 de setembro de 2018, e, desta vez, aposta na sustentabilidade ambiental. Durante 48 horas vai ser possível ouvir grandes concertos, explorar instalações artísticas e ver performances inovadoras, visitar os museus em horário alargado, aproveitar as atividades familiares ou simplesmente passear pelo centro histórico deixando-se levar pelas dezenas de eventos espalhados pela cidade.

Este ano - tendo em conta o tema -, o município mostrou uma preocupação maior com o ambiente, e, com o objetivo de diminuir a pegada ecológica do evento, serão utilizados copos reutilizáveis em todos os stands de venda concessionados. A sustentabilidade ambiental é também o tema da instalação artística que irá decorar as ruas de Braga.

Não vai haver tempo para estar aborrecido com tanta coisa para fazer! Através deste artigo, descubra tudo o que pode fazer durante o fim-de-semana mais branco do ano!

Como chegar:

O primeiro conselho cool que lhe podemos dar é apostar nos transportes públicos e nas caminhadas sempre que possível, já que se trata de um evento no centro da cidade que reúne milhares de pessoas. Assim, não irá perder tempo em filas de trânsito ou à procura de estacionamento.

Como aconteceu em anos anteriores, os autocarros da TUB vão fazer ligações ao centro da cidade a partir de três linhas específicas com ligação aos parques de estacionamento do Estádio Municipal de Braga, do E. Leclerc e da Avenida Robert Smith, por 1€ (ida e volta), durante toda a noite.

A CP - Comboios de Portugal vai assegurar bilhetes especiais a 2€ (ida e volta) nos Comboios Urbanos do Porto, com origem em qualquer estação da rede e com destino a Braga. Como a Estação de Comboios de Braga fica perto do centro, poderá ir a pé até às diferentes áreas de atividades da Noite Branca 2018.

Onde ficar:

Se não é da zona mas quer aproveitar cada segundo que a Noite Branca tem para lhe oferecer, pode ficar hospedado em algum dos sítios mais cool da cidade. Situado bem no centro da cidade, temos o inBraga Hostel, com quartos mistos e twin, cujo nome é sempre de uma cor! Além disso, disponibiliza sempre várias atividades e no final da sua visita pode deixar uma mensagem na parede destinada a esse fim.

Com vista para a Sé Catedral de Braga, no centro histórico de Braga encontra ainda a Domus 26 Guesthouse B&B, que disponibiliza quatro quartos com nomes bem típicos: Bom Jesus, Catedral, Bracara e Porta Nova. Além disso, existe um espaço comum, onde todas as manhãs é servido o pequeno-almoço, com uma pequena biblioteca ao dispor de todos.

Por último, já um pouco mais afastado do centro, para aqueles que assim preferirem, sugerimos o Villa Garden Braga, que foi totalmente recuperado a partir de um palacete do final do século XIX, onde pode ter noites descansadas e tomar um pequeno-almoço delicioso.

Onde comer:

Em Braga, o que não falta são sítios com boa comida e um ambiente muito cool. Durante a Noite Branca costuma haver várias roulotes de comida espalhadas pela cidade, onde certamente ficará bem servido. Mas para quem prefere uma refeição mais calma, deixamos três sugestões:

Na Rua do Anjo, sugerimos o Retrokitchen, um espaço retro, onde praticamente tudo tem uma história. A comida é simples e caseira, fazendo com que nos esqueçamos que estamos num restaurante.

Na Rua D. Afonso Henriques  recomendamos a Casa de Pasto das Carvalheiras, cujos pratos são feitos com o intuito de serem partilhados: moqueca de camarão, rolinhos de frango com molho de manga ou até um polvo ou bacalhau à Braga reinventado, e muitos outros por onde escolher. Não há como não adorar a experiência!

E, uma vez mais, para os que preferirem afastar-se da confusão durante o jantar, que tal o Restaurante Dona Júlia? Situado junto de uma das curvas mais famosas do antigo circuito da Falperra, neste restaurante come-se boa comida tradicional minhota, ainda servida em taças de barro, mas num espaço com uma decoração moderna.

No final do jantar, um café n’A Brasileira, localizada na esquina da rua de São Marcos, é obrigatório não só pelo seu tradicional café de saco, mas também graças ao ambiente que este lugar transmite. Na Praça da República, perto de um dos palcos da Noite Branca, encontra ainda o Café Vianna, aberto desde 1858, e onde se servem pequenos-almoços, almoços, lanches, jantares e até brunches, e onde, se preferir, pode trocar o café por um copo de vinho.



Para os que gostam mais de doces, recomendamos uma visita à Spirito Cupcakes & Coffee. Aqui encontra cupcakes, cheesecakes, brownies, pannacotas, e muitos outros doces, tal como bebidas quentes e frias, e ainda gelados de vários sabores, sempre super saborosos e surpreendentes!

Para um final de tarde, sugerimos uma visita ao Rossio Bar, cujo nome é inspirado na capital do nosso país, e que conta com quatro diferentes espaços para desfrutar: uma esplanada, uma sala de entrada, uma sala de sofás e um logradouro que foi transformado numa mini esplanada.

No GNRation pode ficar a conhecer o café Pausa, onde costuma haver workshops, lançamentos de livros, exposições. Além disso, pode aproveitar para deliciar-se com uma fatia de bolo e um chá.

O que ver, fazer e visitar

Com um programa de 48 horas repletas de Música, Arte e Cultura, não vai faltar o que fazer durante a Noite Branca 2018. No total, são mais de 90 atividades de entrada livre que incluem concertos, instalações, performances, atividades nos museus, programação infantil e animação nas ruas do Centro Histórico.

Entre 31 de agosto e 2 de setembro, vai poder ouvir vários concertos em diferentes pontos da cidade. A Noite Branca no Palco da Praça começa com Gisela João e GNR, no dia 31 de agosto. Na noite seguinte, será a vez de José Cid & Big Band, David Fonseca e DJ Fernando Alvim. Na noite de 2 de setembro, no Palco da Praça irá decorrer o espetáculo das Sopa de Pedra e as vozes da Cidade, um projeto comunitário que promete momentos inesquecíveis e que irá encerrar a edição de 2018 da Noite Branca. No palco da Avenida, no primeiro dia (31) irão atuar Manel Cruz e Moullinex. No dia seguinte, é a vez do vencedor da Eurovisão em 2017, Salvador Sobral, e de Cais Sodré Funk Connection e Funkamente. 

Este ano, o Theatro Circo irá também passar o seu palco para a rua, recebendo assim nomes como Sreya, Conan Osiris, DJ Marfox e Keso, num DjSet apoiado pela rádio Super Bock Super Rock. O GNRation irá, também, receber vários concertos,  como o de João Mortágua, Linda Martini, Bruma e Bits em Palco.

Vários museus e edifícios históricos da cidade de Braga vão estender os seus horários para que os possa visitar com calma, ver as exposições, performances e participar nos workshops e oficinas. Um exemplo disso é o Museu D. Diogo de Sousa que terá entrada livre, tal como visitas guiada às exposições, uma sessão de teatro e uma instalação sonora. Na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva poderá assistir à exposição Fotopoesia ou participar no workshop Do Branco ao Preto. No Museu Pio XII vão haver visitas livres e visitas guiadas às diferentes exposições, e na Casa dos Crivos, para além de oficinas para famílias e uma exposição, vai haver uma mostra de filmes!

Nas várias ruas de Bracara Augusta vai haver também muita animação! Em locais como a Avenida da Liberdade, as ruas do centro histórico, o Largo São João do Souto, a Praceta de Santa Bárbara, entre outros, poderá assistir a espetáculos de teatro, dança, circo itinerante e até magia!  E no final destas performances, poderá aproveitar para ir conhecer outros locais icónicos como o Palácio do Raio ou o Jardim de Santa Bárbara.

Na Noite Branca há também um programa dedicado aos mais novos. Na Praça do Pópulo vão poder participar em oficinas e ateliers, assim como assistir a peças de teatro e performances musicais. No Mosteiro de Tibães vai haver uma visita noturna para descobrir os animais que habitam os seus jardins, um teatro sobre “A Árvore Livreira” e ainda um espetáculo de marionetas. Também na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, no Museu dos Biscainhos e no Museu D.Diogo de Sousa vão haver várias atividades para o público infantil.

Durante o dia pode ainda ficar a conhecer as diferentes lojas espalhadas pelo centro da cidade de Braga. A loja de roupa Antónia Lage é casa de marcas como Valentino, Moschino, DKNY, Diane von Furstenberg, Just Cavalli entre outras, e guarda um segredo no seu interior: um pátio antigo, que relembra outras gerações de bracarenses mais recônditos às suas casas e pátios interiores. Na Komono, vai poder encontrar a conjugação perfeita entre óculos e relógios, com imensos modelos por onde escolher a preços acessíveis, e expostos em peças de mármore, que enfatizam a sua beleza. Pode também dar um salto à Arcádia Chocolates, situada mesmo no centro de Braga, onde encontra chocolates para todos os gostos - difícil será escolher!

A Noite Branca 2018 promete ser um evento inesquecível. Entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro pode conhecer o lado mais cool de Braga. E, caso queira explorar um pouco mais de Braga, faça o download da app do Braga Cool, disponível para iOS e Android!

Pode consultar o programa oficial da Noite Branca 2018 AQUI.

#BRAGACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool