Programação de verão no gnration | Braga Cool
Entrar | Registo

Blog

Programação de verão no gnration

Já é conhecida a programação para o verão do gnration - e é bem quente!

Julho começa em grande com a sétima edição do ciclo Julho é de Jazz. O ciclo apresenta alguns dos nomes mais referentes do jazz moderno e divide-se este ano em duas vésperas de fim-de-semana. A 8 e 9 de julho, o arranque do ciclo acontece com duas das mais relevantes artistas do jazz de vanguarda norte-americano: a trompetista Jaimie Branch e a guitarrista Mary Halvorson. A 15 e 16 de julho, dois nomes portugueses ressoam na programação: do saxofonista Ricardo Toscano e do trompetista Luís Vicente. Os bilhetes custam 7 euros para cada espetáculo, com um passe-geral também disponível por 20 euros. Mas o jazz não se retém ao Julho é de Jazz no programa para o verão no centro cultural bracarense, que receberá a artista portuguesa Sara Serpa a 3 de julho. A sétima edição de De que falamos quando falamos de racismo, ciclo de conversas e cinema que coloca em debate o racismo e a discriminação racial, contará com a cantora e compositora, aclamada internacionalmente pela sua abordagem única ao canto, para dar a conhecer o seu filme-concerto Recognition: Music For a Silent Film, documentário experimental que parte dos arquivos da sua família e procura traçar o legado histórico do colonialismo português em África. A 1 de julho, há uma conversa online com a artista - gratuita!

No programa expositivo, a convite do gnration e do Circuito, o projeto de serviço educativo da Braga Media Arts, o artista multidisciplinar britânico Mark Fell, nome histórico da música eletrónica, e o produtor e artista Rian Treanor, seu filho e nome já de culto na club culture, apresentam Inter-Symmetry na galeria gnration do gnration. A exposição dará a conhecer o resultado final do projeto que os dois artistas têm levado a cabo com utentes da CERCI Braga e um grupo de estudantes de artes visuais da Universidade do Minho. O trabalho foi desenvolvido à distância durante a pandemia, através de sessões online, e apresenta abordagens inovadoras nos domínios da música e da criação de som em contexto de afastamento social. A exposição poderá ser visitada, gratuitamente, de 15 de julho a 25 de setembro.

Em agosto, o cinema volta a ocupar o pátio exterior do gnration nas noites de quinta-feira, com sessões ao ar livre e de entrada gratuita. A 5, 12, 19 e 26, o Cinema no Pátio apresenta, respetivamente, A Máquina de Matar Pessoas Más, de Roberto Rossellini, Até Nunca, de Benoit Jacquot, Esplendor, de Naomi Kawase, e Querido Diário, de Nanni Moretti.

Também durante o mês de agosto, o gnration acolherá dentro de portas um conjunto de residências artísticas dos projetos vencedores da edição deste ano dos Laboratórios de Verão, um dos programas de apoio à criação artística do gnration, destinado a artistas ou coletividades do distrito de Braga. As residências artísticas culminam com uma apresentação pública, no Pós-Laboratórios de Verão, a decorrer em diferentes espaços interiores do gnration durante o dia de 4 de setembro.

Em setembro, a música volta em força ao palco do gnration com a apresentação do novo trabalho de Rui Reininho - 20.000 Éguas Submarinas é editado este mês de junho. Para além de Rui Reininho e Paulo Borges, o disco conta com a luxuosa participação de Alexandre Soares, Pedro Jóia, Tiago Maia, Eduardo Lála, Ruca Rebordão, Moisés Fernandes, Daniel Salomé e Jacomina Kistemaker, que Reininho considera “uma grande referência para o disco”. O disco é apresentado em Braga a 11 de setembro e os bilhetes custam 9 euros. A 18 de setembro, o gnration estreará um novo ciclo de programação pensado para o formato online. Órbita é gratuito e inaugura com a colaboração artística entre o músico Sarnadase a artista multidisciplinar Inês Castanheira. Sarnadas é o projeto dedicado à música eletrónica de João Sarnadas, músico do Porto que também se dá a conhecer como cantautor em Coelho Radioactivo.

A encerrar o programa do trimestre jul-set, a 25 de setembro, os lisboetas Gala Drop regressam ao gnration depois de terem estado em residência artística para a conceção de um novo trabalho. A banda, agora formada por Afonso Simões, Nelson Gomes e Rui Dâmaso, antecipa em palco um novo disco que porá fim a um interregno discográfico de vários anos e que sucederá a II, editado em 2014. Os bilhetes custam 7 euros.

Após o verão, e para o último trimestre do ano, o gnration avança já a confirmação de keiyaA, nova coqueluche da Soul e R&B norte-americano, oriunda de Chicago que se estreia em Portugal para apresentar Forever, Ya Girl, o seu primeiro disco, editado em 2020. Atua em Braga na tarde de 28 de novembro.

Os bilhetes podem já ser adquiridos em https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.

*Fotografia: Gnration.*

#BRAGACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool