O que visitar, comer e assistir na imperdível Páscoa bracarense | Braga Cool
Entrar | Registo

Blog

O que visitar, comer e assistir na imperdível Páscoa bracarense

Com a Páscoa prestes a chegar, Braga enche-se de coisas para fazer (ou não fosse ela conhecida pela suas celebrações nesta ocasião|). Deixamos aqui algumas sugestões sobre o que pode visitar, comer e assistir nesta época tão especial para a cidade.

 

As procissões

Começando pelo mais tradicional, as procissões são um ponto obrigatório da Páscoa bracarense. As três mais conhecidas acontecem a 17, 18 e 19 de abril. Mesmo que não seja uma pessoa religiosa, acompanhe as procissões bracarenses, pois são imperdíveis e atraem pessoas de todos os pontos do país. Na quarta-feira, dia 17, assista à Procissão da Nossa Senhora da Burrinha, que inicia na igreja de São Victor. No dia 18, quinta-feira, esteja presente para ver os famosos farricocos na Procissão do Senhor Ecce Homo, que sai da igreja da Misericórdia. Por último, na sexta-feira, 19, a Procissão do Enterro do Senhor sai da Sé Catedral, sendo que as matracas dos farricocos se encontram silenciosas, tornando esta a procissão mais solene.

 

As amêndoas

Comer amêndoas torradas também é essencial. A Queijaria Central, na Avenida Central, enche-se da maior variedade de amêndoas que Braga tem para oferecer. Mesmo que não as coma, vá lá e delicie-se com o seu aspeto maravilhoso. Para oferecer algo diferente, visite a Arcádia, onde encontrará diferentes opções (algumas delas até são pintadas à mão!).

 

Conhecer Braga

O posto de turismo fará visitas guiadas durante esta época. Os dias 14, 17 e 20 de abril serão dedicados a visitas ao centro histórico de Braga. Os dias 18 e 19 de abril estão destinados a visitas guiadas às sete igrejas que representam as sete estações de Roma - entre elas encontra-se a Sé Catedral. Ambas iniciam às 17h, no posto de turismo, e têm um custo associado.

 

O som dos farricocos

Por último, não pode perder os icónicos farricocos. Para além de abrirem o cortejo de quinta-feira, a Procissão do Senhor Ecce Homo, os farricocos andarão pelas ruas de Braga na quarta-feira e na quinta-feira. Na quarta-feira, dia 17, a animação contará com matracas e instrumentos de percussão. Na quinta-feira, os farricocos estarão presentes no centro histórico, chamando todos para a procissão.

 

Dica Cool: Não perca também a exposição de arte urbana patente no Largo do Paço, a encenação do “Auto da Paixão” no adro da Igreja de Santa Cruz, a exposição de fotografias da Semana Santa na Casa dos Crivos e a interpretação de Teresa Salgueiro de hinos marianos na igreja do Seminário de São Pedro e São Paulo.

Para mais informações relativas à Semana Santa de Braga, visite o website oficial.

 

SOBRE A LEANDRA QUEIRÓS

Jornalista wannabe. Passou três anos a estudar jornalismo e agora mudou de andanças, para Publicidade e Relações Públicas. Aqui pode encontrar o resultado de muito tempo despendido, quilómetros percorridos e histórias contadas, como idosos a dormir em centros comerciais, a atualidade do surf em Portugal, a história do Dia da Defesa Nacional e os dias entre as paredes do Seminário.

 

 

#BRAGACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool