Roteiro de Natal | Braga Cool
Entrar | Registo

Blog

BragaCool_Blog_Roteiro de Natal

Roteiro de Natal

O frio chegou em força, nas ruas já se sente o cheiro a castanhas, as árvores vão ganhando um tom avermelhado e a música natalícia é a banda sonora da cidade, ou seja, o Natal está aí! E com ele vêm muitos afazeres: é necessário comprar o bacalhau para a ceia, os doces tradicionais e os presentes de Natal, é claro. Nós aqui no Braga Cool já começamos a tratar do nosso Natal. Veja as nossas escolhas para que o seu Natal seja super cool.

O que incluir numa mesa de Natal Cool?

Todos sabemos que no dia de Natal não pode faltar o bacalhau na mesa, muito menos os doces. Mas quais os melhores? O Braga Cool revela tudo!

O tradicional Bacalhau – Mercado do S.João
O bacalhau deverá ser a primeira coisa a tratar. Há que comprar com bastante antecedência, pois o bacalhau, normalmente, terá de ser demolhado.
Aqui a escolha é evidente: o Mercado de S.João, com mais de 100 anos de existência, situa-se nas traseiras da Sé de Braga e é um verdadeiro especialista no que toca ao bacalhau.



O Bolo-Rei e as Rabanadas
Adorado por muitos, o bolo-rei é o bolo que nunca pode faltar na mesa de Natal. E qual o melhor? Fomos pesquisar e encontrámos, o bolo-rei do Ferreira Capa, considerado por três anos consecutivo o melhor bolo-rei de Braga, pela Associação Comercial de Braga. Nós concordamos e recomendamos.
Com um molho especial de doce de ovos, as rabanadas são outra especialidade do Ferreira Capa que não deve faltar na sua mesa.
Para que no dia 24 não ande em correrias, ou se não conseguir fazer as suas rabanadas, recomendamos que as encomende com antecedência.

Em Braga tem de haver Pudim Abade de Priscos
O doce mais tradicional de Braga também é convidado especial no dia Natal; mas atenção que pudins há muitos! Este é o único que é feito segundo a receita original do Abade que lhe deu o nome. Fomos à terra que lhe dá o nome e conhecemos a Tia Bina, que simpaticamente nos abriu a porta de sua casa, e nos mostrou os seus recortes do passado sobre este pudim tão atual. Tivemos a sorte de assistir à sua confeção e temos de confessar que depois de provar, foi amor à primeira garfada!
Se desejar provar ou encomendar o pudim original do Abade de Priscos é só ligar à Tia Bina (913 063 114) e encomendar.

O Panetone é a surpresa da mesa
Certos que este é um doce mais invulgar na nossa tradição, sendo mais típico do Natal italiano, não pudemos deixar de o recomendar, pois em Braga existe um dos poucos locais em Portugal que cria este moroso doce. Onde o pode comprar? Na Confeitaria Lopes, a rainha do Panetone, que chegou a Braga em 2013, situada na zona da Sé. Este bolo alto de massa fofa pode ser feito com frutos secos ou com chocolate.

Quais são os eventos mais cool?

BUM – Braga Urban Market
O BUM – Braga Urban Market de Dezembro será no dia 10 no Largo Carlos Amarante e promete ajudá-lo a encontrar presentes em conta e surpresas originais para colecionadores e apaixonados por peças vintage. Discos de vinil, máquinas fotográficas, peças de vestuário, acessórios e até artigos de decoração estarão à sua espera. Temos a certeza que encontrará os presentes ideais!

Homebrass Quintet no Mosteiro de Tibães
A Sala do Capítulo do Mosteiro de S. Martinho de Tibães acolhe, às 18h30 do próximo dia 17 de Dezembro, um concerto do Homebrass Quintet, um grupo que abordará diversos temas - desde o barroco musical até ao nosso fado - recordando a quadra festiva que se aproxima. A entrada é gratuita.

Presépio de Priscos
Com mais de 600 figurantes e mais de 90 cenários, o Presépio de Priscos retrata com rigor as culturas egípcia, judaica, romana, assíria, grega e babilónica. Este é o maior presépio vivo da Europa e representa uma oportunidade de fazer uma viagem até ao tempo de Jesus. Pode visitá-lo de 18 de Dezembro a 22 de Janeiro. Os horários podem ser consultados no site do Presépio (AQUI).

E na tarde de 24 de Dezembro?

Um copo de moscatel e uma banana, por favor.
É aqui que começa a ceia de Natal de milhares de bracarenses. Todos juntos, primos, tios, pais, avós, vão todos ao bananeiro celebrar o Natal e desejar boas festas a todos os amigos que por lá encontram.

Tenha um Cool Natal!

#BRAGACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool