Aqui Perto: Art’Otel | Braga Cool
Entrar | Registo

Dormir

BragaCool_Dormir_Aqui Perto:Art’Otel

Aqui Perto: Art’Otel

Um encontro entre o conforto e a cultura

Numa localização privilegiada, em pleno centro de Barcelos nasce o Art’Otel, uma Boutique Guest House, num edifício que remonta a 1937. O conceito é simples e inovador na cidade: promover a arte, o artesanato e os artesãos locais, num ambiente descontraído e acolhedor, onde se irá sentir em casa.

A reconstrução e recuperação do edifício ficou a cargo da equipa gerente, que nos descreve com carinho a história do projeto. As peças de mobiliário são compradas e restauradas pelos proprietários ou reaproveitadas para o espaço, e a maioria das peças decorativas são encontradas em lojas locais ou na feira de velharias que ocorre todos os meses em Barcelos. O sentimento de pertença e familiaridade é transmitido em cada detalhe e aqui a cultura barcelense está muito bem representada.

Grande parte das peças tradicionais que estão expostas no Art’Otel são cedidas por artesãos locais, e chegam inclusive a fazer parte da exposição da Câmara Municipal na época da Festas das Cruzes. Os quadros expostos são criações de um artista local e amigo da família, que os cria como hobby, reforçando o ambiente familiar que a guesthouse transmite – nenhuma peça decorativa é vendida, todas elas têm um valor sentimental. O papel da arte aqui é tão importante que já existem projetos com vista à criação de um espaço de exposição e venda de artesanato mais diversificado e abrangente – como o barro e os podutos têxteis.

Também os quartos respiram conforto e tranquilidade, cada um com uma decoração única e personalizada e com apontamentos alusivos à cultura minhota. As zonas comuns, como a sala de estar, o terraço ou a sala de pequeno-almoço, estão decoradas com detalhes que as tornam tão acolhedoras e tipicamente minhotas.

Se visita a cidade de Barcelos e pretende deixar-se envolver na sua cultura e tradição, o Art’Otel irá proporcionar-lhe uma experiência de imersão na cultura local como mais nenhum local fará, com a vantagem de se encontrar a apenas uns minutos a pé dos principais pontos de interesse da cidade. Agora, só falta mesmo agendar a sua visita!

Dica Cool: Deixe-se envolver verdadeiramente na história da cidade e pergunte à equipa do Art’Otel sobre a história de cada uma das obras de arte que encontra ao longo espaço. Vai descobrir histórias fantásticas!

Horário

Check-in: das 14h00 às 20h00 | Check-out: até às 12h00.