Entrar | Registo

Kit de Sobrevivência

Kit de Sobrevivência

Kit de Sobrevivência

Bem-vindo a Braga, a capital do Minho! Uma cidade com uma beleza indiscutível que não o deixará indiferente! Temos a certeza que será bem recebido pelos portugueses, um povo extremamente hospitaleiro, amável e simpático. Sabia que Portugal é o Estado-Nação mais antigo da Europa? Prepare-se para compras fantásticas, excelente comida e uma história muito rica. Esta será uma viagem inesquecível.

Chegar a Braga

De avião. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. A viagem até Braga demora cerca de 50 minutos e pode fazê-lo com a Get Bus por 8€, sendo que a viagem de ida e volta fica por 14€. O autocarro da Get Bus não faz paragens e viaja todos os dias, várias vezes por dia, entre as duas cidades. Os bilhetes podem ser comprados online ou no balcão da Get Bus (na central de camionagem de Braga) e os horários podem ser consultados aqui.

De comboio. Braga tem uma estação de comboios com excelentes ligações nacionais. À porta da estação encontra paragens de autocarro e ainda táxis que o poderão levar a qualquer parte da cidade.

Braga Cool | Kit de Sobrevivência

De um lado para o outro na cidade

Autocarro. Braga tem uma rede de autocarros bastante extensa e bem organizada que lhe permite ter acesso a qualquer área da cidade. As tarifas variam consoante a zona da cidade. Por outro lado, a Yellow Bus tem autocarros turísticos (hop ON/hop OFF) com validade de 24h após a primeira validação, que passam pelos pontos principais da cidade e que viajam até ao Bom Jesus.

Táxi. Na Avenida Central – ao lado do Banco de Portugal – e na Estação de Comboios encontrará táxis dispostos a levá-lo a qualquer parte da cidade. Se viajar com a Eco-nómico Táxis, terá Wi-Fi durante o percurso e um serviço garantidamente cool, caracterizado pela simpatia dos colaboradores.

A pé. A maior parte dos monumentos e pontos de interesse estão localizados no centro histórico da cidade e a melhor forma de os conhecer é a pé. Consegue conhecer uma parte significativa da cidade sem recorrer a transportes.

Braga Cool | Kit de Sobrevivência

Gorjeta

Em Portugal, a gorjeta é deixada ao critério do cliente e não está incluída na fatura. Se quiser deixar uma gratificação pelo serviço prestado, saiba que esta depende apenas da sua vontade e disponibilidade.

WI-FI

Braga dispõe de WI-FI grátis e quase todos os estabelecimentos têm uma rede acessível a todos. No centro histórico, na zona do Bom Jesus e no Estádio Municipal existe uma rede livre e gratuita (WI-FI BRAGA). Terá ainda acesso à internet nos museus, restaurantes e cafés.

Braga Cool | Kit de Sobrevivência

Idioma

Os bracarenses falam português mas a grande maioria da população sabe comunicar em inglês. Em alguns restaurantes, as ementas estão disponíveis também noutros idiomas como o francês e o inglês, porém esta não é a regra.

Eletricidade

Em Portugal, a corrente elétrica é de 220 Volts com uma tomada redonda de dois pinos. Se no seu local de residência as características da corrente são diferentes, irá necessitar de um adaptador e/ou transformador.

Braga Cool | Kit de Sobrevivência

Moeda

Portugal entrou para a União Europeia em 1986 e começou a utilizar o Euro em 2002. Nenhuma outra moeda é aceite no país mas existem pontos de câmbio no aeroporto e no centro de Braga, sendo que alguns estabelecimentos hoteleiros também oferecem esse serviço.

Dica Cool: se utiliza uma moeda diferente, calcule as conversões com a ajuda deste site.

Clima

O clima em Braga, que se localiza no norte do país, é tipicamente atlântico temperado sendo que, no Inverno, chove muito. A cidade tem cerca de 11 horas de sol diárias nos meses de Verão e temperaturas relativamente altas. Em média, no Inverno as temperaturas variam entre os -3ºC e os 14ºC e no Verão estes valores podem atingir os 37ºC.

Braga Cool | Kit de Sobrevivência

Descontos

Alguns museus são gratuitos ou têm preços mais reduzidos em dias e horários especiais. O Mosteiro de Tibães, por exemplo, é gratuito todos aos domingos de manhã.

Telefones Úteis

Número Nacional de Emergência (Bombeiros, Polícia e Ambulância): 112

Polícia: 253 200 420

Aeroporto: 229 432 400

Táxi: 914 777 622

Informação Turística: 253 262 550

Hospital: 253 027 000

Ambulâncias: 253 262 222

Farmácias:

Farmácia Santos: 253 264 216

Farmácia Coelho: 253 262 650

Farmácia Peixoto: 253 268 701

Farmácia Rodrigues: 253 262 021

Bombeiros:

253 200 430

253 264 077

Cruz Vermelha Portuguesa: 253 208 870