Entrar | Registo

Visitar

Museu Nogueira da Silva

Galeria e Jardim

Este é um espaço que, se ainda não o visitou, certamente desconhece que, para além do edifício que alberga o Museu e dá vida à montra da galeria, se escondem um dos jardins mais exclusivos da cidade de Braga.

Em 1976, a Universidade do Minho recebeu uma importante doação que incluiu, além da casa e jardim, um significativo conjunto de obras de pintura, escultura, mobiliário, ourivesaria, vidros, tapeçaria, tecidos e porcelanas doados por António Nogueira da Silva. Alguns anos mais tarde abriu, na casa que fora a sua, o Museu que perpetua o nome deste empresário colecionador.

O Museu tem vindo a diversificar a sua atividade: uma pequena equipa cuida da manutenção da casa e jardim; dá a conhecer aos visitantes a coleção permanente; anima um serviço educativo destinado a criar nos mais novos o gosto e o respeito pela beleza criativa; disponibiliza e divulga o acervo da Fototeca e da Biblioteca de História de Arte; promove ciclos de conferências e debates orientados para o entendimento da arte; acolhe e promove concertos de várias expressões musicais; assegura a programação da Galeria, espaço dedicado à divulgação da Arte Contemporânea, que tem dado a conhecer o trabalho de numerosos artistas nacionais e internacionais.

O espírito do colecionador permanece no Museu e a entrega do espólio da escritora Maria Ondina Braga ao Museu, desencadeou o projeto da criação de um percurso que conduzisse quem visita o museu, ao jardim, onde se instalou um núcleo dedicado à escritora.

Não passe apenas à porta, entre e delicie-se com este local que certamente merece a sua visita.

Horário

Museu: Ter – Sex: 10:00 – 12:00, 14:00 – 17:30 | Sab: 14:00 – 17:30
Galeria: Ter – Sex: 10:00 – 12:30, 14:00 – 18:30 | Sab: 14:00 – 18:30 |

Encerrado: 1 Jan, Domingo de Páscoa, 25 Abr, 1 Mai, 10 Jun, 24 Jun, 15 Ago, 8 Dez e 25 Dez
Bilhete Normal: 2,00€