Entrar | Registo

Visitar

braga_cool_visitar_se_de_braga_01.jpg

Sé Catedral de Braga

“É mais velho do que a Sé!”

Conhece a expressão popular “mais velho do que a Sé de Braga”? Não é utilizada por acaso! Esta é a catedral mais antiga do país e, curiosamente, o seu primeiro projeto de construção começou a ser criado antes de Portugal ser uma nação.

A cidade de Braga nasceu e cresceu em redor da Sé Catedral e hoje podemos observar as influências das mais variadas épocas nas suas paredes e fachadas e no seu interior predominantemente barroco.

A entrada principal e a entrada lateral fazem com que os locais utilizem a catedral para cortar caminho no meio das suas rotinas atarefadas e dão à Sé um encanto invulgar, quase familiar, que mostra a grandeza deste espaço. É muito mais do que um ponto religioso ou turístico. É parte da vida dos bracarenses.

A Sé continua a ser um grande símbolo da cidade e continua a surpreender quem lá entra. Os tetos, os órgãos de tubos, o altar tão especial com um frontal construído a partir de uma peça que restou de um antigo retábulo, mandado fazer por D. Diogo de Sousa para construir a capela-mor... A Sé Catedral e as capelas mais pequeninas que a rodeiam são especiais em cada um dos seus recantos e não pode deixar de visitá-las!

Dica Cool: Pensa-se que a Sé de Braga assenta nas fundações de um antigo mercado ou templo romano dedicado a Ísis porque, numa das suas paredes exteriores, existe uma pedra votiva com essa indicação. É um detalhe que passa despercebido aos olhos de muita gente. Descubra-a!

Horário

9:00 – 12h30 I 14h30 – 17h30 (Inverno) 18h30 (Verão)