5 Curiosidades sobre o Bom Jesus do Monte | Braga Cool
Entrar | Registo

Blog

BragaCool_Blog_5 Curiosidades sobre o Bom Jesus do Monte

5 Curiosidades sobre o Bom Jesus do Monte

O Santuário do Bom Jesus é uma das muitas maravilhas que Braga tem para mostrar aos seus visitantes e é muito acarinhada pelos bracarenses. Neste artigo, partilhamos cinco curiosidades daquele que é um dos santuários mais bonitos do Norte de Portugal.

Os primeiros registos de actividade no Bom Jesus datam de 1373, com a construção de uma Ermida. No entanto, o Bom Jesus do Monte como o conhecemos atualmente surge em 1722 quando se dá início ao projeto do Santuário, por ordem de D. Rodrigo de Moura Teles. A construção da basílica foi iniciada em 1784 e concluída em 1811.

O célebre Elevador do Bom Jesus foi o primeiro funicular construído na Península Ibérica. Foi inaugurado em 1882 e construído sobre a alçada do projeto do suíço Nikolaus Riggenbach. O elevador conecta a parte alta da cidade de Braga ao Santuário, ultrapassando um desnível de mais de cem metros de altura. Este elevador é, ainda hoje, o mais antigo em serviço mundo a utilizar o sistema de contrapesos de água.

A expressão “ver Braga por um canudo” é das mais conhecidas e utilizadas pelos bracarenses e foi no Santuário que este dito popular teve a sua origem, pois é referente ao binóculo que estava num dos miradouros do Bom Jesus e que servia para ver mais de perto a cidade dos Arcebispos. Contudo, este binóculo foi retirado do local havendo agora uma réplica no local.

Os Escadórios do Bom Jesus têm 573 degraus, distribuídos por 3 escadórios: Escadório do Pórtico, das Três Virtudes e dos Cinco Sentidos. Tal como o Elevador, os escadórios fazem a ligação entre a parte alta da cidade e o Santuário, vencendo um desnível de 116 metros de altura e seguem um percurso paralelo ao do Elevador do Bom Jesus.

A estátua de S. Longuinho é a única estátua equestre feita em pedra no nosso país e está localizada no mesmo lugar onde se podia encontrar a torre da antiga igreja do Bom Jesus do Monte. São Longuinho foi um dos soldados romanos que esteve presente na crucificação de Cristo e que mais tarde acabaria por se converter aos ensinamentos de Jesus.

#BRAGACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool