Braga Romana 2019 | Braga Cool
Entrar | Registo

Blog

BragaCool_Blog_Braga Romana 2019

Braga Romana 2019

Pronto para reviver Bracara Augusta? A edição de 2019 da "Braga Romana" é já no próximo mês!

Os primeiros tempos de vida daquela que foi a Opulenta Cidade Bracara de Augustus são celebrados anualmente na "Braga Romana" - um evento que teletransporta a cidade para os anos 15 e 16 a.c. A "Braga Romana" pretende recriar o universo romano, em particular o quotidiano dos denominados Bracaraugustanos. Durante praticamente uma semana, a população veste-se a rigor, delicia-se com iguarias romanas revisitadas, aprecia os espetáculos de bailarinos e atores, tem a oportunidade de comprar produtos artesanais e aprende estratégias de outros tempos.

Em 2019, o regresso ao passado está garantido entre os dias 22 e 26 de Maio e a programação tem opções para toda a família. Fazemos um resumo, para que possa viver este evento ao pormenor:

*Fotografia: Município de Braga.

 

O que visitar?

Termas Romanas do Alto da Cividade | As Termas Romanas do Alto da Cividade eram, na época, um espaço de convívio, de descontração, de relaxamento. Os romanos cuidavam de si e do seu corpo e neste espaço esses valores eram privilegiados através das diferentes salas frias e quentes e através da palestra – um espaço dedicado à prática de exercício físico. Fique a conhecer este estilo de vida através de uma visita ao local!

Fonte do Ídolo | Os romanos eram, geralmente, tolerantes e permitiam o culto a divindades locais. A Fonte do Ídolo é um bom exemplo disso. Possivelmente construída no século I, a Fonte do Ídolo é um santuário dedicado a um deus local chamado Tongoenabiago, associado aos cursos de água.

Museu D. Diogo de Sousa | O acervo do Museu inclui coleções de arqueologia de toda a região Norte de Portugal e dá a conhecer a história de Bracara Augusta. Entre peças de cerâmica, joias, utensílios cuidadosamente recuperados, moedas do Alto Império e até um mosaico romano, o Museu D. Diogo de Sousa dá a conhecer a vida dos nossos antepassados através de maquetes que ilustram o dia-a-dia na cidade.

Ruínas do Balneário Romano | Um tesouro escondido até para alguns bracarenses. Na Estação de Comboios, desça as escadas rolantes até ao piso do parque de estacionamento. Do lado direito, irá encontrar as ruínas do balneário romano – uma relíquia que prova que Braga preserva a sua história um pouco por toda a cidade.

Museu Pio XII | O Museu Pio XII, inaugurado em 05 de Dezembro de 2002, foca-se na Arqueologia e na Arte Sacra e conta a história da Humanidade desde que há registos, organizado cronologicamente pelas mais diversas épocas. Em destaque no Museu Pio XII está o mosaico com motivos marinhos perfeitamente preservado (retirado do lago da Domus de Santiago, ao lado do museu), a maior coleção de machadinhos da Península Ibérica e o dolium romano.

 

Atividades Programadas

Sessões de Cinema | No dia 11 de Maio, na Casa dos Crivos, às 15h00, poderá assistir ao filme “Astérix – O Domínio dos Deus” em família. Às 21h30, o documentário “César Deve Morrer” é o escolhido.

Visita guiada | “BRACARA ROMANA ABSCONDITA” - uma visita que pretende dar a conhecer os espaços arqueológicos já devidamente musealizados ou em fase de musealização, que por motivos diversos ainda se encontram longe do olhar do público. Decorre das 9h30 às 11h00, no dia 18 de Maio.

Caminhada na Via Romana XVIII | Pelo grande número de marcos miliários que possui, e pela beleza da paisagem que a envolve, este fragmento de via constitui um dos troços mais emblemáticos na Europa, entre os vestígios deste tipo de património que até nós chegou do mundo romano. Graças à programação da Braga Romana, poderá fazer parte desta caminhada e descobrir os tesouros desta Via. A caminhada custa 12,50 € e inclui almoço, lanche e entrada no Museu de Interpretação da Via XVIII (Campo do Gerês).

Visitas encenadas | Octávia Camulus encaminhará os visitantes durante duas horas, num percurso dramatizado entre a Fonte do Ídolo, a Domus e as Termas e contará estórias de uma família romana. Uma forma diferente de descobrir a Roma Portuguesa. As visitas decorrem entre os dias 22 e 26 de Maio, em horários variáveis (10h00, 10h30, 14h30 ou 15h00, dependendo do dia). O ponto de encontro é a Fonte do Ídolo.

 

Também pode viver a Braga Romana de uma forma menos planeada – basta estar no Centro Histórico da Cidade, que se enche de trajes típicos e barraquinhas com comida, bebida e artesanato. Vista-se a rigor e entre no espírito!

#BRAGACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool