"Julho é de Jazz" e "Cinema no Pátio" marca regresso ao ativo do gnration | Braga Cool
Entrar | Registo

Blog

BragaCool_Blog_RegressoGnration

"Julho é de Jazz" e "Cinema no Pátio" marca regresso ao ativo do gnration

O gnration marca o regresso à atividade com um programa cultural bimestral, ao contrário da habitualmente adotada periodicidade trimestral, alteração imposta pela situação pandémica.

Do programa para os meses de julho e agosto fazem parte a sexta edição do ciclo "Julho é de Jazz", a quinta edição do "Cinema no Pátio", uma nova exposição do artista e investigador português Diogo Tudela e oito residências artísticas dos projetos vencedores do programa de apoio à criação artística Laboratórios de Verão.

A 3 de julho, o saxofonista britânico Andy Sheppard juntar-se-á ao baterista português Mário Costa para um concerto único a convite do gnration e que marcará o arranque da sexta edição do ciclo Julho é de Jazz, que este ano terá concertos distribuídos pelas primeiras quatro sextas-feiras do mês.

A 10 de julho será a vez do quarteto de luxo formado por Rodrigo Amado (saxofone), Ricardo Toscano (saxofone), João Lencastre (bateria) e Hernâni Faustino (contrabaixo), uma das mais interessantes formações dos últimos tempos no jazz nacional. Outro concerto encomendado pelo gnration irá proporcionar um encontro entre duas diferentes gerações do jazz português.

O pianista João Paulo Esteves da Silva, um dos músicos jazz mais ativos no país e possuidor de uma longa e respeitada carreira, subirá ao palco da blackbox com baterista Pedro Melo Alves, um dos mais promissores nomes do jazz nacional, conhecido também pelo seu trabalho com o grupo The Rite of Trio. O concerto está agendado para a noite de 17 de julho.

O encerramento do ciclo "Julho é de Jazz" caberá aos Lokomotiv, grupo fundado e liderado pelo contrabaixista Carlos Barretto. Com mais de 20 anos de carreira, os Lokomotiv são uma das mais antigas formações jazz no ativo em Portugal. Carlos Barretto, Mário Delgado (guitarra) e José Salgueiro (bateria e percussões) sobem ao palco a 24 de julho.

Os bilhetes custam 7 euros para cada concerto ou 25 euros para todos os concertos. Os concertos têm início pelas 22 horas.

Ainda para o mês de julho, a galeria gnration acolherá uma nova exposição do artista e investigador português Diogo Tudela. Através de um estudo comparativo baseado em modelos computacionais, vídeo e som, a exposição vocal tract / black hole / vent shaft (part I) pretende articular possíveis dinâmicas entre o carácter assintótico do abismo vocal e do buraco negro. A exposição inaugura a 3 de julho e estará patente até 3 de outubro. A entrada é gratuita.

Em agosto, o gnration voltará a receber sessões de cinema ao ar livre com a quinta edição do "Cinema no Pátio", que apresentará quatro filmes que se debruçam sobre a viagem como uma das matrizes essenciais da arte cinematográfica desde a sua génese. “Viagem a Itália” (1954), de Roberto Rosselini, “Nostalgia” (1983), de Andrei Tarkovsky, “Em Trânsito” (2018), de Christian Petzold, e “Ao Correr do Tempo” (1975), de Wim Wenders, são os quatros filmes a que o público poderá assistir gratuitamente nas noites de 6, 13, 20 e 27 de agosto, respetivamente. As exibições arrancam pelas 21:30 e realizam-se no pátio exterior do gnration.

Ao longo de julho e agosto, o gnration acolherá também oito residências artísticas resultantes do programa de apoio à criação artística Laboratórios de Verão, iniciativa do gnration destinada a artistas ou coletividades do distrito de Braga que se proponham a desenvolver conteúdos artísticos originais nos domínios da música, arte e tecnologia.

Nos últimos meses, o gnration trabalhou na readaptação da sua estratégia de apoio à criação artística à nova realidade vigente, resultando num aumento significativo dos seus programas de incentivo à criação para artistas locais. De quatro projetos apoiados a cada edição, o número foi duplicado para oito na edição de 2020, representando um investimento em apoios à criação no valor global de 12 mil euros.

Os bilhetes podem ser adquiridos em https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.

*Fotografia cedida pelo gnration.

#BRAGACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool